Governo Municipal de Durandé - MG

Voltar

Turismo

O município de Durandé está localizado na região do Caparaó mineiro na Zona da mata , ficando a 308 Km da Capital mineira a 8 Km da Br 262. O município procura guardar sua tradição valorizando e conservando fazendas centenárias, que podem ser encontradas em diversas comunidades rurais, podendo dar destaque: Fazenda do Geronídio e Fazenda do Italiano.

 

A casa de cultura é um dos bens tombados que foi construído para fins público, onde funcionou a primeira sub delegacia e a primeira escola do município. Hoje em dia, ela guarda a história do município através de fotos, arquivos, objetos antigos e relembra uma época passada que pode ser observada em sua fachada, além de ser o ponto de estudos e pesquisas de alunos e outras pessoas, pois funciona também a biblioteca pública municipal. Outro bem tombado, a Imagem de Nossa Senhora da Piedade, mostra que a religiosidade está presente na vida de todos munícipes, também acentuado na missa realizada na serra do sabiá todo dia 12 de outubro, ou na semana vocacional em setembro em homenagem ao aniversário Sacerdotal do Padre Geraldo Magalhães (20 de setembro) e 21 de julho dia do evangéliCo feriado municipal.

 

A riqueza paisagística do município pode ser contemplada através de belas cachoeiras, como a cachoeira da figueira a mais freqüentada, pois possui um grande espaço para acampamento, sua área para pratica de banho é bem considerável e seu entorno possui uma grande mata com varias espécies de animais que pode ser observado de vez em quando. Outro ponto importante de preservação ecológica é um Jequitibá Rosa, que é visitado por muitas pessoas devido ser ela uma das árvores mais velha que se tem conhecimento do município. Não se sabe a idade certa dela mas pela sua estrutura e conhecimento de seus proprietário ela possui mais de cento e cinqüenta anos, e é o orgulho de uma família que não mede esforços em mostrar e preservar tal árvore.

 

A gastronomia local, possui algumas curiosidades como o MANÉ PELADO, prato feito na comunidade Terra Seca e outros . Existe ainda espalhado por todo município pessoas que produzem produtos artesanais como: farinha de mandioca, polvilho, açúcar mascavo, rapadura, melado, fubá produzido em moinho de pedra, diversas qualidades de doces, cachaça, licores e artesanato com bambu, bambuí e madeira, sem falar das mulheres que fazem diversos trabalhos em pintura em tecido e telha, crochê, marcas, vagonite, bordados e outros.

 

O grande atrativo da cidade, pela qual o município ficou conhecido nacionalmente é a festa do café com leite de Durandé - FECALD, que teve seu nome inspirado nos dois principais produtos que sustentam a economia local que é o café e o leite. O município possui 7.353 habitantes e na época da festa chega a receber um público de aproximadamente 40.000 mil pessoas de vários estados do Brasil (SP, RJ, ES, etc), da região e até de outros paises como Itália, Estados Unidos e outros que vem prestigiar e participar desse grande evento gratuito. Neste ano de 2011 a FECALD completa a sua XXII edição, que trás sempre grandes atrações como shows nacionais e regionais, rodeio, parque de diversão, concurso leiteiro, barracas, amplo estacionamento, pavilhão cultural com distribuição de café com leite e derivados para o público freqüentador entre outras atrações.

 

 

   

 

Assistência e Promoção Social

Eleições para Conselho Tutelar 2015

Eleições para Conselho Tutelar 2015

Notícias

6º Duranbike

6º Duranbike

Finanças

Cronograma da Nova Contabilidade Pública

Cronograma da Nova Contabilidade Pública

Avenida Álvaro Moreira da Silva, 615 - Centro - CEP: 36974-000 - Durandé /MG | CNPJ: 66.232.547/0001-20

Atendimento: (33) 3342-1125

 

©2017 Prefeitura Municipal de Durandé / MG. Todos os direitos reservados.

^ Subir