Governo Municipal de Durandé - MG

Voltar

Município

Nossa História

O surgimento do Município

Em meados do século XIX, o francês Durand chega e toma rumos do Rio José Pedro, e vai localizar-se junto ao córrego que, posteriormente, tomaria o seu nome. Como o povo tem inclinação natural para aportuguesar os nomes estrangeiros, adaptando-os à nossa fonética, o nome de Durand passou a ser pronunciado Durandé.

 

Tempos depois, surge um povoado nas cabeceiras daquele ribeirão, onde Durand tinha levantado algumas casas. O núcleo foi crescendo e atraindo novos moradores. Devido ao seu progresso, tornou-se se do distrito, transferida de Dores do Rio José Pedro.

 

Dores do Rio José Pedro era um povoado do município de Manhumirim, elevado a distrito em 1877. Como a lei que deu origem ao município não surtiu efeito, só em 1890 o distrito policial de Dores do Rio José Pedro foi elevado à categoria de distrito de Paz. Em 1923, sua denominação foi mudada para Dores do José Pedro e, em 1928, transferiu-se a sede do distrito para o povoado de Durandé, no mesmo distrito.


Um ano depois, recebeu o nome de Durandé. O Município foi criado em 1992, desmembrando-se assim de Manhumirim.

 

Forte produtor de leite e café, Durandé ganhou destaque Nacional devido a realização da FECALD - Festa do Café com Leite de Durandé, realizada anualmente na cidade.

 

DURANDÉ

A criação de um município que foi se desenvolvendo atráves do tempo com a valorização de seu patrimônio cultural, artístico e artesanal que garantem a comunidade o exercício de sua memória e cidadania, o povo, seu maior patrimônio, resgata sua história relembrando o passado, com olhos voltados para o futuro.

 

Além desses, suas fazendas antigas, suas cachoeiras, a fauna e a flora outros atrativos que mostram a riqueza paisagística do município.

 

Tendo o café como base principal da economia do município gerando empregos, desenvolvimento e progresso atráves da venda do produto obtido ao natural ou industrializado, produzido com responsabilidade social e ambienta, valorizando ainda mais nossa cafeicultura.

 

Mas, é com a pecuária também desenvolvida, que produzimos o leite e seus derivados completando assim a mistura tradicional do café com leite que surgiu a festa prestigiada por todos nós do município e os vizitantes. E abençoada por Nossa Senhora da Piedade, patrimônio cultural do Município.

Assistência e Promoção Social

Eleições para Conselho Tutelar 2015

Eleições para Conselho Tutelar 2015

Notícias

6º Duranbike

6º Duranbike

Finanças

Cronograma da Nova Contabilidade Pública

Cronograma da Nova Contabilidade Pública

Avenida Álvaro Moreira da Silva, 615 - Centro - CEP: 36974-000 - Durandé /MG | CNPJ: 66.232.547/0001-20

Atendimento: (33) 3342-1125

 

©2017 Prefeitura Municipal de Durandé / MG. Todos os direitos reservados.

^ Subir